Tártaro: prejudica saúde dos dentes e a estética

Pouca gente sabe que o Tártaro é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro oferece à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie. gengivite e periodontite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético. Por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

“A maioria das pessoas não sabe o que é o Tártaro. Isso reforça a importância de consultas semestrais ao seu dentista, que fará o diagnóstico preciso e removerá o tártaro presente nos dentes dos pacientes”, explica o cirurgião dentista Marco Aurélio Rela, diretor da Audace Odontologia Preventiva, de Campinas.

Rela lembra que somente uma escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental diário podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, é realizado com instrumentos especiais e conhecido como “raspagem” periodontal ou gengival.

(Fonte: Colgate)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.