Dicas fáceis para você adotar no dia a dia para manter a saúde bucal

Ter atenção com a saúde bucal é tão importante como você cuidar de seu coração. Realizar um exame preventivo a cada ano é essencial para a qualidade de seus dentes e da própria boca. Mas isso não é suficiente. Também precisamos adotar pequenos cuidados diários, para que nossos dentes permaneçam sadios, bonitos e bem cuidados, evitando perdas precoces e gastos elevados com tratamentos no futuro.

Para ajudá-los neste exercício diário, elencamos algumas dicas muito simples para você incorporar à sua rotina e também dos filhos:

  1. Escolha a escova correta
    As escovas de dentes com cerdas macias são as mais indicadas, pois limpam os dentes sem desgastar sua superfície e evitando o surgimento de retrações gengivais. Além disso, as de cabeça pequena também são ideais para alcançar todos os dentes e espaços da boca.
  2. Escove os dentes e use o fio dental após cada refeição
    Sabemos que muitas vezes o tempo é curto, mas é muito importante que você não deixe de escovar os dentes após todas as refeições. Isso evita que os alimentos fermentem na boca, proliferando bactérias que podem causar mau hálito, cárie e outros problemas bucais. Tenha sempre sua escova e pasta de dentes à mão.
  3. Escove os dentes antes de dormir
    A escovação antes de dormir é a mais importante e não deve ser negligenciada. Isso porque durante a noite a produção de saliva diminui, propiciando uma proliferação muito maior de bactérias.
  4. Tenha uma alimentação saudável
    Procure ter uma alimentação saudável e equilibrada com frutas, legumes e verduras e evitando os doces em excesso.
  5. Troque a escova de dentes a cada 3 meses
    É importante que a escova de dentes seja trocada por uma nova a cada 3 meses ou quando a pessoa notar que suas cerdas estão desgastadas ou deformadas, ou seja, já perderam sua eficácia na limpeza dos dentes.
  6. Escove a língua
    Para evitar o acúmulo de resíduos de alimentos e a proliferação de bactérias na boca, é essencial que a pessoa escove a língua todas as vezes em que escovar os dentes. Se preferir, pode-se fazer o uso de limpador de língua, que auxilia na retirada da saburra lingual, evitando aquele aspecto esbranquiçado.
  7. Bochecho antes da escovação
    Bochechar antes de escovar os dentes é um bom hábito pois ajuda a retirar os resíduos de alimentos, evitando que eles sejam transferidos para a escova.
  8. Visite o dentista todo ano
    Somente um profissional pode dizer se há algum problema em sua boca, e por isso visitar um dentista garante que qualquer problema seja diagnosticado, antes mesmo de desencadear sintomas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.