Cuidado com as lesões em sua boca

Existem diversos tipos de lesões que podem se desenvolver na boca. Se você tiver uma ferida que não desaparece dentro de 10 dias, mesmo que você não sinta dor, procure o seu dentista, porque pode ser algo mais sério. 

A seguir você pode conferir algumas alterações bucais mais comuns e algumas dicas que podem lhe ajudar 

Ardência na boca

A sensação de ardência na boca normalmente causa muita dor na língua, palato, gengiva, dentro das bochechas e área da garganta, podendo durar meses ou até anos. 

Candidíase
Conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer na boca ou garganta. Os sintomas incluem: manchas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca (queilite). 

Afta
As aftas aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarela com a borda vermelha, não sendo contagiosa. A afta se manifesta mais frequentemente na boca, língua, áreas internas da bochecha, lábios, gengiva e garganta. 

Herpes labial

O herpes labial causa lesões na forma de bolhas ou de crostas e que normalmente aparecem nos lábios, embora possam desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. Elas são altamente contagiosas e podem estourar, permitindo que os fluidos das bolhas contaminem outras regiões. 

Leucoplasia
A leucoplasia é uma lesão branca que normalmente se desenvolve na língua, dentro da bochecha ou no assoalho da boca. A leucoplasia normalmente não é dolorida ou contagiosa. 

Sialodenite
É uma inflamação das glândulas salivares causada por uma infecção bacteriana. Devido ao inchaço da área, a deglutição pode ficar dificultada. Caso essa infecção se espalhe, a pessoa pode apresentar febre, calafrios e mal-estar. 

Abscesso dentário

O abscesso dentário ocorre quando há uma infecção bacteriana na polpa do dente. Os sintomas de um abscesso dentário incluem forte dor de dente, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

Causas

As lesões bucais podem ser causadas por infecções, podendo ser bacterianas, virais ou fúngicas, ou até mesmo por um fio ortodôntico solto, uma dentadura que não se encaixa ou a ponta de um dente quebrado ou restauração não polida.

Seu dentista irá examinar cuidadosamente o interior de sua boca, língua e glândulas. Muitas dessas feridas e infecções podem ser inofensivas, mas outras não são, por isso, é importante conversar com seu dentista sobre qualquer alteração bucal.

Exames regulares aumentam a probabilidade de encontrar mais rapidamente feridas e infecções suspeitas em sua boca. Nas consultas, informe-se sobre os sintomas e sobre o que fazer caso encontre algo suspeito.

Na Audace, nossa equipe conta com os mais modernos e avançados equipamentos, como: câmeras intraorais e radiografias digitais de alta precisão.

Estes equipamentos permitem um diagnóstico completo e preciso de toda a cavidade bucal, incluindo a parte dentária e tecidos moles, como bochechas, língua, palato, gengivas, dentre outros.

Dessa forma, conseguimos uma melhor conduta e tratamento frente às lesões e no controle anual preventivo de sua saúde bucal, prevenindo doenças, ao invés de somente realizar tratamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.