Fique atento a estes riscos para a sua Saúde bucal

Por incrível que pareça, sua saúde geral e os hábitos de seu estilo de vida  podem impactar a sua saúde dental. Caso em questão: a obesidade pode aumentar o risco de doenças periodontais. 

Algumas coisas que pensamos ser “legais” também podem representar um risco para a saúde, como piercings bucais. Infecções bucais são comuns, mas elas também podem contribuir para dentes quebrados ou lascados. Piercings na boca também podem causar uma retração da gengiva que pode levar os dentes a amolecerem e caírem.

 

Pode parecer óbvio, mas o açúcar é a principal ameaça para a saúde dos dentes. O açúcar dos alimentos que comemos promove o desenvolvimento de placas em nossos dentes. A placa (biofilme dental) metaboliza os carboidratos e causa um acúmulo de ácido, que desmineraliza o esmalte do dente e pode causar cárie. Sem tratamento, a cárie pode penetrar nas camadas mais profundas do dente e causar dor ou, em casos mais graves, a perda do dente. 

Segundo, o Gestor de Saúde Oral da Audace, Marco Aurélio Rela, a obesidade tem um fator muito negativo a cavidade bucal se não for controlada, como por exemplo, uma rigorosa dieta livre de açúcares, carboidratos e hábitos de higiene diários. 

Atualmente considerada uma epidemia mundial, a obesidade é amplamente influenciada por dois fatores: sedentarismo e hábitos nutricionais inadequados. O consumo exagerado de fast-food, lanches e sobremesas calóricas é responsável por um aumento significativo do peso da população. O problema da obesidade é que ela é fator de risco para graves doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Podemos afirmar que o consumo exagerado de açúcar também pode causar esses problemas e ser muito danoso para nossa saúde bucal.

O que pouca gente sabe é que diversos estudos já associam o excesso de peso ao surgimento de problemas bucais, como a periodontite (uma inflamação nas gengivas, ossos e ligamentos que dão sustentação aos dentes), erosão dentária relacionada ao refluxo gastresofágico, cárie dentária e xerostomia (falta de saliva que causa mau hálito).

Portanto, segundo Rela, é importante seguir recomendações para um diagnóstico odontológico digital anual, além de controles de higiene bucal pelo menos duas vezes ao ano com um profissional cirurgião dentista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.